4 benefícios do brincar no desenvolvimento das crianças

Não há crianças sem brincar e não há brincar sem crescimento! A verdade

é que muitas vezes lançamos para segundo plano no desenvolvimento das crianças a importância do brincar. Mas, é no brincar que reside a essência de um desenvolvimento saudável e feliz.

Assim, quando uma criança brinca há diversos benefícios, dos quais se destacam:

1 - Desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da organização do pensamento - quando uma criança brinca livremente, seja com blocos de madeira, com bonecos ou com flores do jardim, descobre o mundo à sua volta, permite-se a ver diferentes perspectivas e permite-se a imaginar e criar de forma espontânea. Ao mesmo tempo que o faz, aprende a organizar e a desenvolver o seu pensamento de forma cada vez mais adaptada e eficiente.

2 - Desenvolvimento da adaptação às regras, da tolerância à frustração e do raciocínio prático - quando uma criança brinca com jogos de regras em que há um vencedor e um derrotado, está, num primeiro momento, a desenvolver a adaptação às regras sociais e, posteriormente, a promover o desenvolvimento da tolerância à frustração, isto é, à medida que sai vencedor e derrotado vai explorado diversas sensações e desenvolvendo competências. Neste contexto, os jogos de regras são ainda uma ótima ferramenta para, de forma divertida, treinar a concentração, a flexibilidade mental e o raciocínio prático.

3 - Desenvolve a coordenação psicomotora e a motricidade fina - enquanto uma criança brinca, com plasticinas, areias mágicas ou até com legos, está a estimular a sua motricidade fina e a coordenação psicomotora, competências essenciais ao seu bom desempenho académico. Este tipo de brincadeiras mais sensoriais permitem ainda que uma criança tranquilize e descarregue o stress que, por vezes, vai experienciando.

4 - Desenvolve o autoconhecimento - quando uma criança brinca a fazer teatros acerca da família, da escola ou dos amigos, está também a elaborar e a compreender as suas relações, dando-lhes significado e experimentam vários papéis e conhecendo-se cada vez melhor a si próprio.

Perante tudo isto, é importante que nunca nos esqueçamos que brincar é, e será sempre, um ótimo impulsionador do desenvolvimento e do bem-estar das crianças. Por isso, é essencial que sejamos capazes de facilitar momentos de liberdade às crianças para que possam ter tempo para brincar, explorar e crescerem de forma feliz e tranquila.